jusbrasil.com.br
20 de Outubro de 2019

5 dicas para quem tem seguros da Federal de Seguros para receber

Entenda como receber seu dinheiro no atual andamento do processo.

Matheus Lopes, Advogado
Publicado por Matheus Lopes
mês passado

Já dura mais de 5 anos o transtorno das milhares de pessoas de todo o Brasil que contrataram seguros da Federal de Seguros S/A e da Federal Vida e Previdência S/A e não receberam suas indenizações.

Como resultado de uma época difícil para as empresas, em 01/08/2014 foi decretada a sua liquidação extrajudicial (uma espécie de processo de recuperação da instituição, junto à SUSEP - Superintendência de Seguros Privados).

Desde essa data milhares de segurados em todo o país, com ou sem ação judicial, tiveram que se habilitar no processo de liquidação, sem qualquer perspectiva de receber o que lhes é devido. Hoje, esses valores já alcançam mais de 100 milhões de reais.

A situação pouco mudou até o início deste mês de setembro, quando foi decretada a falência da Federal de Seguros S/A e da Federal Vida e Previdência S/A pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Isso significa que as empresas possuem mais dívidas do que dinheiro, de modo que, da forma atual, muitos credores serão deixados de fora dos pagamentos, e pouquíssimas pessoas estão cientes dessa novidade importantíssima!

Se você, beneficiário de seguro das seguradoras, não recebeu o que tem direito, confira 5 dicas para receber seu dinheiro no atual andamento do processo:

  1. No processo de falência as empresas publicam uma "lista de credores", que tem o nome dos credores e os valores que eles consideram devidos. Os pagamentos se darão na ordem e na forma dessa lista, de modo que é essencial que você consulte se o seu nome aparece na lista e se o valor está correto.
  2. Caso seu nome não apareça na lista de credores, ou os valores estejam errados, você terá um curto prazo para inscrever seu crédito ou apresentar uma impugnação ao valor. Quanto antes você agir, maiores as chances de conseguir receber o dinheiro.
  3. Acompanhe publicações e notícias sobre o caso da Federal de Seguros. Informações relevantes serão levadas a público.
  4. Contacte um especialista para orientá-lo sobre a situação, de qualquer lugar do Brasil. Ele poderá verificar de forma rápida se seu nome está na "lista de credores", calcular o valor correto e atuar para que você receba o seu dinheiro da forma mais rápida possível.
  5. E o mais importante de tudo: não deixe para depois. A Federal de Seguros está em processo de fechamento, e apenas os mais atentos conseguirão receber seu crédito.

Acredite. A situação não está perdida!

Sugestões? Dúvidas? Comente ou envie uma mensagem para matheus@duarteealmeida.adv.br

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)